Maratona de programação

Sobre a final

 A final da XXVII Maratona de Programação ocorrerá nos dias 16 a 18 de março de 2023, e contará com os times classificados nas várias sedes na primeira fase.

A chegada se dá na quinta-feira. Na sexta-feira ocorrem a abertura, a sessão de aquecimento e outros eventos importantes. No sábado ocorre a competição e a festa de encerramento do concurso. A organização do concurso oferecerá auxílio para os times de fora da sede para hospedagem durante as finais.

 

Realização

A final brasileira da XXVII Maratona de Programação será realizada em Campo Grande pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. O diretor da final é o Prof. Anderson V. de Araujo (UFMS).

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), cuja sede está em Campo Grande, é uma instituição com mais de 40 anos de existência.

Ela possui câmpus em 10 municípios do estado, ministrando cursos de graduação e pós-graduação em todas as áreas de conhecimento.

O corpo docente, composto em sua maioria por mestres e doutores, a atualização permanente da infraestrutura dos laboratórios e bibliotecas, o incremento à assistência estudantil, bem como a priorização de sua inserção nacional e internacional são políticas em constante desenvolvimento.

Nos prédios da UFMS circulam, diariamente, cerca de milhares de pessoas em busca de um dos mais qualificados ensinos do país. Este, aliado à pesquisa, com reconhecidos níveis de excelência, e a extensão, a qual proporciona atividades diversificadas à comunidade, faz com que a UFMS alcance altos níveis de avaliação.

A Faculdade de Computação (FACOM) foi implantada em 2009, a partir do Departamento de Computação e Estatística (DCT/CCET/UFMS), que oferia, à época, um curso de Bacharelado em Ciência da Computação (desde 1987) e um curso de Bacharelado em Sistemas de Informaçãp (desde 1996).

Com a implantação da FACOM foram criados novos cursos de graduação e pós-graduação.

Atualmente são oferecidos, além dos três cursos já existentes, o curso de Bacharelado em Engenharia de Computação (desde 2011) e o curso de Bacharelado em Engenharia de Software (desde 2015), o curso de mestrado profissional em Computação Aplicada (desde 2012) e o doutorado em Ciência da Computação (desde 2019).

No total são cerca de 1.000 estudantes de graduação e pós-graduação, 58 docentes e 19 técnicos-administrativos em educação.